Canecas.png

Mariana era só mais uma menina do sertão até que descobriu a verdadeira história de seu pai...
Acompanhe a trajetória dessa menina doce que, mesmo em meio ao sofrimento, mesmo em meio às dificuldades, busca a razão de sua existência, ou melhor, da existência humana. Em quarenta e oito páginas, conheça a menina que deixou o sertão para se transformar em uma mulher forte, firme. lutadora e generosa, umas das minhas personagens mais queridas.

 

REGULAMENTO

REGULAMENTO


1) Objetivo do concurso: A escolha de desenhos para compor o miolo do livro “O Meu Boi Morreu”, que tem previsão de lançamento para Outubro/22.

2) Podem inscrever-se, com a devida autorização dos pais assinada, artistas com idades entre 9 e 14 anos.

3) O desenho deverá ser original, nunca publicado na Internet nem em veículo impresso. Além disso, o desenho deverá ser elaborado manualmente, não serão aceitos desenhos impressos.

4) O artista é o concorrente. Não é permitido participar com desenhos de terceiros.

​​

5) O desenho deverá ser feito escolhendo-se um dos temas abaixo, baseados nos trechos retirados da obra:


Tema 1) “Eu acordei e vesti logo de manhã, fui lá pro pasto mostrar pro Esmério como eu estava fina naquele vestido verde. Fiquei horas em pé na cerca, porque não podia sujar o vestido sentando no mato ou montando o Esmério.  De repente veio o pai andando lá na estradinha que dava pra cidade - eu nem tinha dado falta dele, não percebi que ele tinha saído. Ele trazia uma bolsa de saco diferente na mão, não era a que ele tinha chegado com ela debaixo do braço.”


Tema 2) “Logo que o preparatório entrou de férias eu vim para casa e fiquei cuidando do Esmério, porque ele já era um boi velhinho e doente. Levava os livros e ficava o dia inteiro com ele, olhando toda hora se ele ainda tava respirando. Até que acabei pegando no sono ali, deitada na palha e ele resmungou bufando, igualzinho quando não concordava comigo. Eu levantei depressa e fui pro lado dele.”


Tema 3) “A casa da dona Geci era perto da nossa, então a gente ia caminhando junto dela pra escola, num caminho muito longo e poeirento. A gente sempre parava no caminho e pedia água em alguma casa e sempre descansava na sombra uns minutinhos pra continuar até a escola. Às vezes, quando chovia, ela se oferecia pra levar nossos cadernos na bolsa dela, que não deixava molhar tudo.”


Tema 4) “Eu tive vontade de sair correndo da casa dela no meio da noite e entrar no sertão, abraçar meu pai com força e dizer que a mãe não tinha morrido com raiva dele, que não sentiu raiva nem por um segundo… dizer que ele era o melhor pai que eu podia ter nessa vida, que eu tinha orgulho de ser filha dele.”


Tema 5) “Chegou, então, o dia de pegar o ônibus e ir pra casa. Desci no ponto combinado, na rodovia mesmo, tio Cícero sempre me apanhava lá. Pra minha surpresa, dessa vez ele não foi na carroça, ele foi de carro!! Uau! Eu fiquei toda metida sentada no banco da frente com a janela toda aberta, cabeça inclinada deixando o vento bater na cara, até entrarmos na estrada de chão e ter que fechar os vidros pra não ficar toda empoeirada. Era uma caminhonete Chevrolet que ele e o pai tinham comprado pra carregar os bezerros pra vender, pra entregar o leite e levar as coisas na cidade.”


6) Como se inscrever:

• Acesse o link ao final do regulamento e preencha para efetivar sua inscrição. Aguarde a confirmação da sua inscrição por e-mail.

• Como se trata de menores de idade, uma autorização dos pais deverá ser enviada junto com o desenho. O modelo para impressão está no site.


7) Do envio do desenho:

• O desenho não poderá ser dobrado ou enrolado. Deve ser enviado em envelope lacrado, junto com os seguintes documentos:

Confirmação de inscrição impressa;

Autorização dos pais ou representante legal.

• O envelope lacrado deverá ser entregue na Loja Corina – Rua Lima Duarte, 63 – Centro – Barbacena até 15 de Agosto de 2022.

• Do lado externo do envelope deve constar o nome completo do artista.


8) Cronograma:

• Período de inscrição e envio do desenho: 30 de Junho de 2022 a 15 de Agosto de 2022.

• Resultado do concurso: 30 de Agosto de 2022.


9) Julgamento:

A comissão julgadora escolherá até 6 (seis) desenhos para ilustrar a obra, sendo um para cada trecho citado no item 5.

Os critérios para avaliação do desenho serão: criatividade, qualidade, originalidade e comunicabilidade.


10) Premiação:

• Os desenhos vencedores serão incorporados ao livro “O Meu Boi Morreu” com a devida menção ao nome do artista.

• Os vencedores receberão um exemplar autografado da obra “O Meu Boi Morreu” e serão convidados para participar do evento de lançamento, onde poderão participar autografando, também, os seus respectivos desenhos nos livros adquiridos pelos leitores presentes.


11) Disposições gerais:

a) Para acompanhar o andamento do concurso, basta acessar o site https://www.veredassentimentais.com.br/omeuboimorreu ou através do Instagram, no perfil @veredassentimentais.

b) Os desenhos vencedores passarão a ser de propriedade do autor do livro, ou seja, ao enviar o desenho, o artista do mesmo abre mão de direitos autorais.

e) O concurso poderá ser reeditado, caso nenhum dos desenhos concorrentes esteja em conformidade com as intenções e orientações apontadas no regulamento deste concurso.

f) Os artistas participantes se comprometem a NÃO PUBLICAR seus trabalhos até o lançamento do livro.

g) A participação neste concurso significa a aceitação de todas as regras.

 

Arquivos

Disponível para download

REGULAMENTO PDF

Imprima o regulamento para ler depois!

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PDF

Baixe aqui a autorização para enviar junto com o seu desenho.