top of page
2023_11_10_17_02_IMG_4336 - Tamara Ferraz_edited.jpg

Tamara Ferraz (@as3artes)

Quais livros ou gêneros você tem lido recentemente?

Livros de romance, suspense e terror.

Você pode compartilhar um pouco sobre seus hábitos de leitura? Com que frequência você lê?

Eu tennho costume de ler todos os dias na parte da noite antes de dormir. Também escuto audiobook quando tenho que fazer as minhas tarefas de casa.

Qual é o livro que mais marcou você? Porque?

Tenho vários livros que me marcaram. Mas vou falar de A Cabana. Foi um livro extremamente reflexivo pra mim, não queria terminar a leitura. A Cabana foi um livro que me transformou.

Como funcionam para você as parcerias com autores?

Eu leio o livro do autor e faço postagens no meu IG falando sobre o livro. Também costumo fazer um vídeo no meu canal do Youtube. Na maioria das vezes convido os autores para participarem desses vídeos. Durante a leitura se eu encontro alguma coisa aviso ao autor e sempre dou um feedback sobre o livro.

Existem gêneros que você evita ou não gosta de ler? Por que?

Não.

O que você acha que pode ser feito para incentivar a leitura, especialmente entre jovens e crianças?

Acredito que hoje com o Youtube a gente consegue chegar a mais jovens. E os Clubes de leitura, como os que eu tenho no canal também auxiliam bastante.

Você lê obras de autores brasileiros? Quais autores nacionais você recomendaria?

Sim. Eita kkk, tenho alguns. Laura Assis (sem puxar o saco kkk), Thais Carolina, Silvia Meirelles Kaercher, Priscila Castelano, Carolina Rodrigues Aguiar, Adriana Pimenta, Stephanie Caroline, Djamila Ribeiro, Jorge Amado, Janaína Rocha Zacarias.

Como você vê o cenário da literatura nacional no Brasil atualmente?

A literatura nacional tem crescido muito nos últimos tempos. Com a facilidade de publicação de e-books, muita gente tomou a coragem e tirou esse sonho de ser escritor do papel.

 Qual é a importância de promover e valorizar a literatura nacional num contexto globalizado?

A importância de promover e valorizar a literatura nacional é que com isso, mostramos ao mundo o quanto também podemos ser bons nessa área. Que a literatura aqui é boa e quem sabe até melhor do que a de fora.

Deixe aqui um pequeno trecho de livro que te marcou. Mas não se esqueça de contar pra gente o nome do livro e do autor.

"Jamais desconsidere a maravilha das suas lágrimas. Elas podem ser águas curativas e uma fonte de alegria. Algumas vezes são as melhores palavras que o coração pode falar." - A Cabana de William P. Young

Existe algum livro que todos deveriam ler, na sua opinião?

Estou repetitiva, mas "A cabana" é um livro que todo mundo deveria ler.

Qual é a importância da leitura em sua vida?

A leitura é a minha amiga, minha companheira de viagens. Com ela posso conhecer pessoas, lugares, culturas diferentes, épocas diferentes e abrir novos horizontes. Ela também me proporcionou novas amizades.

bottom of page