top of page
20230826_172859 - Gilvana Rocha_edited.png

Gilvana Rocha

Quais livros ou gêneros você tem lido recentemente?

Gosto de livros com histórias de amor e finais felizes, leio do romance de época a fantasia se tiverem esses pré-requisitos.

Você pode compartilhar um pouco sobre seus hábitos de leitura? Com que frequência você lê?

Gosto de ler diariamente, na hora que tenho um tempinho já estou com o Kindle do celular aberto lendo, costumo ler 2 ou 3 livros ao mesmo tempo, um físico e os outros ebook ou minha mais recente descoberta os audiobooks, algo que estou adorando.

Existem gêneros que você evita ou não gosta de ler?

Terror e temas macabros, não consigo ler de jeito nenhum. Até leio alguns Dark Romance, mas não todos.

O que você acha que pode ser feito para incentivar a leitura, especialmente entre jovens e crianças?

Falar sobre as histórias, quando você envolve eles em uma história contada, é mais fácil despertar a curiosidade para ler as histórias.

Qual é o livro que mais marcou você? Porque?

Um livro que mais me marcou foi Senhorita Aurorada Babi A Sette. A euforia que senti ao ler foi inesquecível, tanto que eu tenho medo de reler e não sentir a magia que foi ler essa história pela primeira vez. E ele se transformar em apenas mais uma história de amor.

Você lê obras de autores brasileiros? Quais autores nacionais você recomendaria?

Sim, quase 90 %de minhas leituras são autores nacionais. Tenho várias indicações: Silvia Spadoni, Gisele Servare, Sue Hecker, Babi A Sette, Middian Meirelles, são muitas...

Como você vê o cenário da literatura nacional no Brasil atualmente?

Eu acho que falta mais união entre os autores, vejo uma concorrência meio desleal nesse mundo literárionacional , onde deveria haver união, pois quando uma se destaca, todas se destacam também.

Qual é a importância de promover e valorizar a literatura nacional num contexto globalizado?

O acesso à leitura torna o homem mais apto a tomar decisões, as vezes não só a literatura clássica ou a científica trazem benefícios, cada livro, cada história traz uma mensagem, e essas histórias fazem as pessoas terem discernimento e empatia. Por isso um autor tem que ter muita responsabilidade ao colocar uma história no mundo, por que elas influenciam sim.
Qual

bottom of page