top of page
Diane com livros - Sidiane Dametto_edite

Diane Berguer

Qual o gênero você escreve?

Romance de época e contemporâneo.

Para começar, gostaria de saber sua opinião sobre o cenário literário atual no Brasil. Quais são os principais desafios e oportunidades que você visualiza para escritores nacionais?

A publicação independente tem contribuído para que novos talentos sejam revelados e com isso aumentado as chances de mais leitores encontrarem novos escritores. As oportunidades se alargaram como podemos vislumbrar nos muitos títulos que são lançados principalmente na Amazon. No entanto, os desafios ainda persistem no tocante a termos que provar dia a após dia que a literatura nacional pode surpreender.

Muitos escritores usaram a literatura como uma ferramenta para abordar questões sociais e políticas. Qual é a sua visão sobre a responsabilidade do autor no que diz respeito a abordar temas relevantes em sua obra?

O escritor desempenha um papel de fundamental importância ao abordar em seus enredos temas relevantes e com isso possibilitar que mais pessoas reflitam sobre pautas que talvez lhe passem despercebidas por não fazerem parte de seu dia a dia. Com suas obras, o escritor lança luz a temas que merecem maior reflexão por parte da sociedade, difundindo conhecimento e auxiliando para que paradigmas sejam repensados de modo a contribuir para que possamos viver em uma sociedade mais justa e igualitária.

Muitos escritores têm rituais ou hábitos de escrita. Você tem algum ritual ou método específico que o ajuda a entrar no "modo escritor" quando está criando?

Eu mantenho diversos caderninhos espalhados pelos cômodos da casa e também tenho um que carrego sempre comigo em minha bolsa, com a finalidade de anotar ideias que surgem durante meu dia.

Como você acha que a literatura brasileira pode contribuir para o diálogo social e a mudança no país?

A literatura ao abordar temas atuais que merecem maior profundidade nos leva à reflexão do que queremos para nosso futuro enquanto nação, chamando a atenção para temas que muitas vezes passam despercebidos diante da correria do mundo moderno. Há de se salientar também que os livros com seus enredos envolventes nos possibilitam desenvolver a empatia nos trazendo a compreensão do que o outro está vivendo para que possamos nos solidarizar com causas e pautas que julgamos serem apenas problemas dos outros. Sem sombras de dúvidas, a literatura é um agente importante de mudança social.

Quais são os desafios que os escritores enfrentam nacionais ao tentar se destacar em um mercado tão diversificado e competitivo?

Um dos maiores desafios que os escritores nacionais enfrentam é a ideia de que tudo que vem de fora é melhor. Tal ideia é tão corriqueira que muitas vezes justifica um preconceito desmedido que não possibilita que leitores prestigiem os escritores brasileiros.

Agora, falando sobre o seu próprio trabalho, quais são as influências e temas que mais o(a) inspiraram ao escrever?

Meu trabalho é inspirado por mulheres e no desejo de serem respeitadas em suas histórias de vidas e suas escolhas. Minhas protagonistas almejam a felicidade e cada uma delas traz particularidades que remetem a mensagem de que podemos ser o que quisermos.