top of page
WhatsApp Image 2023-11-06 at 11.44.42 - Claudia Lemes.jpeg

Cláudia Lemes

Qual o gênero você escreve?

Suspense e thrillers policiais.

Como a literatura começou em sua vida e qual foi o momento crucial que a fez decidir se tornar um escritor?

Escrevo desde adolescente, mas só publiquei em 2012, começando com dramas e livros eróticos e migrando para thrillers. Eu acho que nunca "decidi" me tornar escritora. Eu amava escrever e acabei publicando de forma independente apenas pela vontade de tornar minha obra disponível para alguns leitores. Eu não esperava que desse certo, mas acabou dando, então fui escrevendo cada vez mais, estudando escrita e me empenhando em divulgar meus livros. Em 2018, percebi que já podia viver de literatura e larguei meu emprego anterior - eu era professora de inglês e tradutora.

Muitos escritores usaram a literatura como uma ferramenta para abordar questões sociais e políticas. Qual é a sua visão sobre a responsabilidade do autor no que diz respeito a abordar temas relevantes em sua obra?

Não acho que nenhum autor é obrigado a fazer uma crítica social nos seus livros. O que acontece é que somos observadores atentos da sociedade, então acaba sendo muito difícil não incorporar essas questões nas nossas obras de uma forma ou outra. Acho que quando isso é bem-feito, os temas estão nas entrelinhas, nos personagens e em suas histórias, e não de forma "contada", explícita no livro como um textão de Facebook. Sobre responsabilidade, acho que o autor deve mostrar sua visão de mundo ou inserir perguntas relevantes em sua obra, mas deixar que o leitor converse com essas perguntas, em vez de impor as respostas.