top of page
63C90D99-A987-439B-8A2A-8C166AD1207D - Daniela Uchino_edited.jpg

Daniela Yuri Uchino

Qual o gênero você escreve?

Contos.

Para começar, gostaria de saber sua opinião sobre o cenário literário atual no Brasil. Quais são os principais desafios e oportunidades que você visualiza para escritores nacionais?

Os desafios são muitos, mas acredito que crescer em alcance de leituras, indo em busca de sempre ter mais leitores é um desafio constante. Vejo os eventos literários como oportunidades, o contato com o público, a possibilidade de mostrar o seu trabalho.

Muitos escritores usaram a literatura como uma ferramenta para abordar questões sociais e políticas. Qual é a sua visão sobre a responsabilidade do autor no que diz respeito a abordar temas relevantes em sua obra?

Acredito que essa responsabilidade é primordial no trabalho do autor. Eu abordo a crítica social e de costumes no Brasil atual através do riso, da ironia e da sátira nos meus contos.

Muitos escritores têm rituais ou hábitos de escrita. Você tem algum ritual ou método específico que o ajuda a entrar no "modo escritor" quando está criando?

Gosto de produzir em silêncio. E me conectar com a história e com às personagens.

Como você acha que a literatura brasileira pode contribuir para o diálogo social e a mudança no país?

Pela criação literária, pela empatia e identificação com o leitor.

Quais são os desafios que os escritores enfrentam nacionais ao tentar se destacar em um mercado tão diversificado e competitivo?

São tantos, mas vou destacar um: Como alcançar leitores independente do gênero literário ser o mais lido e preferido pela maioria?

Agora, falando sobre o seu próprio trabalho, quais são as influências e temas que mais o(a) inspiraram ao escrever?

O próprio cotidiano das pessoas e suas relações sociais na sociedade brasileira.